Astrologia, História, Ocultismo & Ciência Comportamental

Astrologia, História, Ocultismo & Ciência Comportamental

Definition List

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Blog Archive

Blog Archive

Pesquisar assunto específico

Rota à astrologia detalhada! part 06. Estudo sobre Signos, Elementos & Qualidades

As doze divisões iguais no espaço ao longo da roda do zodíaco são como doze lentes diferentes de intrincada complexidade e diversas combinações de cores. Elas tingem o raio simbólico de energia cintilante em cada planeta, modificando sutilmente os princípios planetários puros, embelezando e realçando, mas permitindo ainda a formação de muitos padrões diferentes, cada um, no entanto, uma
manifestação válida da combinação planeta/signo. Pois nada é fixo na astrologia. Estamos estudando um assunto que é uma das estruturas da fluidez da vida e há muitas maneiras diferentes de deixar fluir as energias do planeta/signo. O conhecimento destas alternativas é a consciência psicológica e isto dá escolha ao indivíduo — e responsabilidade — de como as energias podem ser utilizadas. Ao nos aproximarmos de uma compreensão das doze lentes do zodíaco, devemos passar através de vários agrupamentos que têm certas interpretações em comum — dualidades, elementos e qualidades — e isto nos possibilitará construir nosso conhecimento dos signos gradual mas completamente.

Dualidade

Os doze signos podem ser divididos mais simplesmente em dois grupos — positivo/negativo, masculino/feminino. O último não se refere ao gênero sexual tanto quanto arquétipo masculino ou princípios femininos. Quer estejamos num corpo de homem ou de mulher, todos temos a dualidade dentro de nós, o yin-yang, o ativo-passivo, as vibrações alternadas de energia como na corrente elétrica. Parte do nosso autoconhecimento e de nossa capacidade para interpretar um horóscopo individual é relacionada ao grau em que podemos equilibrar e utilizar estas duas influências opostas mas complementares. 

Os signos são, alternadamente, positivos e negativos, mas os signos opostos têm a mesma polaridade. Não há criticismo implícito nos signos negativos, como não há nenhuma supremacia da masculinidade implícita, pois cada um precisa do outro. Os seis signos masculinos tendem a ser mais positivos, expressivos e atirados, enquanto os femininos se inclinam para a receptividade e o controle. 
Yin recebe, yang dá; entre eles a semente é fecundada e nova vida é criada.

Elementos

 Na astrologia há quatro elementos — Fogo,  Terra, Ar e Água — e os  diagramas mostrarão  que seus signos formam triângulos dentro da  roda do zodíaco. Os signos do Fogo e do Ar têm  em comum o fato  de serem todos  yang/masculinos e os da Terra e da Água são  yin/femininos.  Os três signos do Fogo  manifestam sua polaridade  positiva-ativa através  da vibração e entusiasmo.Verdadeiramente  fogosos, eles produzem energia, calor e aquela  figura criativa que  pode algumas vezes ser vista  nas chamas flamejantes ou nas brasas  quentes da  lareira. Mas o fogo também se consome e se  reduz a  cinzas se lhe é permitido sair do controle.  

 A excitação e um sopro da visão que abrange  todas as  possibilidades  podem ter uma certa  magia, mas os signos do fogo  geralmente falham  ao transportar suas idéias visionárias para a  realidade. O espírito de aventura é forte, algumas  vezes a ponto de  prolongar uma pausa para uma  carícia suave ou um momento de  meiguice. Os  três signos da Terra manifestam a polaridade  passiva- yin no pragmatismo e no cuidado. A  qualidade bem  enraizada deste  elemento concede  uma habilidade natural para  lidar sensível e e  eficientemente com o mundo material.  Infelizmente, os signos da  Terra adquiriram uma  imagem  monótona e nada aventureira.  Injustificada, porém, já que todo  crescimento físico necessita de  raízes e o espírito precisa da  matéria para sua manifestação. A  aventura da semente em baixo da  terra.

Os três signos do Ar expressam a polaridade positiva-masculina em seu desejo comum de se comunicar, externando uma energia baseada na mente. O ar é um meio invisível de união comum a toda a humanidade, fundamental à vida e à carreira de Prana. A natureza humana destes três signos pode ser na verdade uma corrente de ar fresco e sua inteligência e clareza no lidar com idéias, palavras e conceitos estimula e revigora. Mas uma brisa mais fria também pode soprar, pois quando o intelecto reina supremo, o sentimento e a emoção são silenciados pela mente racional e seu código de realidade finita.Os três signos aquáticos manifestam sua polaridade negativa-passiva na sensibilidade e impressionabilidade, do mesmo modo que um líquido precisa de um recipiente e toma a sua forma. As emoções vêm e vão como a maré; os sentimentos são tranqüilos, encrespados ou turbulentos como o mar — mas há sempre nas profundezas muitas correntes em redemoinho. Tal sensibilidade concede aos signos da Água uma compaixão que burla os outros elementos, mas embora a água possa limpar e refrescar, ela também pode inundar, molhar e afogar. Estes signos podem ser instáveis e covardes, de modo que algumas vezes a iniciativa e o propósito evaporam ou desaparecem.

Qualidades
















As três qualidades são Cardinais, Fixos e Mutáveis, formando cruzes na roda do zodíaco. Cada uma é composta de um signo de cada elemento.

  • Cardinais: Os quatro cardinais são os signos da iniciativa. Eles são talhados para começar qualquer aventura nova, desbravando e manifestando uma criatividade empreendedora. Mas a vontade poderosa e independente pode tornar-se impaciente e cruel se a automotivação ceder por completo.
  • Fixos: A palavra 'fixo' é uma descrição agradavelmente adequada para estes quatro signos. Todos têm as qualidades comuns da determinação, lealdade e consistência. Uma vez que uma pessoa, com os signos fixos fortes em seu mapa, tenha mirado um alvo, há pouca coisa que possa detê-la: ela é persistente e digna de confiança. As manifestações menos desejáveis desta energia fixa são a teimosia, a intolerância e uma incapacidade de lidar com a mudança ou aceitá-la, quando ela ocorre.
  • Mutáveis: A mutabilidade é adaptável e flexível. Onde estes signos são fortes há uma habilidade para distribuir e utilizar energia — os signos Cardinais iniciam e criam, os Fixos consolidam e preservam, mas os Mutáveis disseminam, tanto aplicando construtivamente quanto desperdiçando. Estes signos podem sofrer uma falta de perseverança e de propósito, mudando conforme o vento para onde quer que ele sopre. 

Observação das pessoas

Nesta altura devemos mencionar novamente a observação das pessoas. Os seres humanos são inexplicáveis e entretanto previsíveis; irracionais mas adoráveis. Eles têm a felicidade e o medo, esperanças e dúvidas, fraquezas e dons criativos. São paradoxos encarnados e, apesar disso, deuses em potencial. Observando esta gente — estranhos, amigos, amados e conhecidos (e, é claro, você mesmo, pois você é um deles — muito embora você use um espelho que distorce sua própria imagem) — não só amplia seu conhecimento astrológico básico, mas também reforça o elo entre a teoria astrológica e aqueles seres reais no mundo, lutando mais ou menos com sucesso por suas vidas. Experimente este joguinho a qualquer hora dessas — no trem, numa festa, no trabalho ou onde quer que outros seres humanos estejam reunidos. Observe as pessoas por alguns minutos e então decida se elas são predominantemente Fogo, Terra, Ar ou Água; Cardinais, Fixos ou Mutáveis. Isto é melhor do que 'adivinhe qual é o signo dele' ou traduzir a combinação Elemento-Qualidade para um signo, pois, a menos que você possa calcular o mapa completo deles, não poderá saber se captou o signo solar, o lunar, o Ascendente, ou um signo com um 'stellium', um agrupamento de vários outros planetas.

0 comentários:

Postar um comentário